Espaço criado para manifestações dos condôminos e moradores do Condomínio Residencial Village Center I - Setor 2 e divulgação de atos da administração. Participe, concorde, discorde, discuta, exponha suas opiniões e conheça o modo como pensam outras pessoas.
Seu imóvel está averbado na Prefeitura? Ou está em nome do proprietário anterior?
Para saber dirija-se a Prefeitura ou CLIQUE AQUI e envie um e-mail a este blog que lhe informaremos.

Inquilino - pode ou não participar de Assembleia

O Novo Código Civil, assim prevê em seu Art. 1.335: “São direitos do condômino: III - votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite." Com isso somente o condômino proprietário poderá participar e votar nas Assembleias, pois conforme texto legal expresso, é direito do "condômino".

Ao inquilino, se for o caso, caberá solicitar ao proprietário procuração com poderes de representação.

Caso o inquilino queira apenas participar da assembleia, poderá consultar o Presidente do ato para deferimento ou não de seu pedido, sendo no entanto, vedado qualquer tipo de voto, em nome próprio.

O inquilino não é considerado condômino. Nos termos do Art. 1.334, § 2°, do Código Civil, são condôminos os proprietários ou todos aqueles que, embora não sejam proprietários, tenham direitos aquisitivos sobre a unidade imobiliária (promitentes compradores, cerssionários, promitentes cessionários).

O inquilino não possui nenhuma ligação direta com o condomínio. Sempre entre o condomínio e o inquilino se verificará a presença do condômino-locador. O inquilino tem o dever de contribuir com o pagamento das despesas ordinárias e de respeitar os ditames da Convenção de Condomínio e do Regulamnto Interno por força do contrato de locação, bem como das disposiçlões legais pertinentes (Lei 8.425/91 e Código Civil) sendo sua relação, portanto, de natureza obrigacional (contratual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário